sábado, 19 de setembro de 2009

História do Pão de Mel!


O pão de mel, ou "pryanik", nasceu na Rússia por volta do século IX, sendo uma mistura de farinha, mel e suco de frutas. Nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e do Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...). Entre os séculos XVII-XIX a receita se espalhou e cada 
região tinha a sua maneira de assar os "pryaniks". A tradição e os segredos deste doce eram passados de geração em geração, sendo estes assados em formato de animais para enfeitar as árvores de natal, feitos para pobres e ricos como presentes, para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e para pessoas doentes, com objetivo de cura. Atualmente o pão de mel é um fenômeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeiçoando e se modificando a cada dia e tornando-se cada vez mais saborosos.

Pessoal, esta é a história do pão de mel que encontrei, não tenho certeza se é verdadeira, porém seja ela qual for, o que nos interessa mesmo é ter o prazer de devorá-los !!!!

Abraços Açucarados!